8 de ago. de 2010

O talento de TETSUO TAKITA




FICHA TÉCNICA


Takita nasceu em Blumenau, estado de Santa Catarina Brasil, em 10 de novembro de 1975. É neto de japoneses da ilha de Fukujima, Japão. Seus avós Tyio e Gemossuke Takita, imigraram para o Brasil nos anos de 1930.  Seu pai era desenhista letrista (uma profissãoem extinção), também vendia livros jurídicos.  Sua  mãe sempre foi artista, pintando camisas malucas que nunca comercializou. 


Desde criança, Takita sempre se considerou artista, fazendo histórias em quadrinhos... etc. ''_Considero muito minha madrinha, a  prof. Lúcia Cerqueira, que era secretária da educaçao em 1987 e que me incentivou.''  - relata. 


Foi assim que Takita ganhou seu primeiro concurso de desenho, depois não parou mais. Criou uma Tira nos jornais Locais - Um Personagem Surfista da Altalaia. Em 1994, ganhou o  1º  concurso  de  quadrinhos  de      S. Gonçalo RJ e em 1995, o Pinte Sampa/ABRA Shopping Interlagos SP. Se formou em desenho e trabalhou de 1998 a 2002, em uma agencia de publicidade. ''_Entrei como arte-finalista e saí como diretor arte.''


Takita tem uma Irma atriz, poetisa e professora de desenho, mas que mora em SC. Filho de pais separados e morando com meu pai, Ele conta que acha que fazia arte por querer ser mais amado. ''_Sempre ralei muito...” - diz. Aos 23 anos cantou ao violão com uma menina de 16 anos. O resultado desta experiência em Tedi Marcia: http://www.tramavirtual.com.br .


Em Santa Catarina, atuou na TV Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e em um programa infantil, fazendo o personagem contador de estórias:  O Tedi | O Pássaro    -     TVBE (TV Brasil Esperança). Cantou  durante 2 anos em operetas no Grupo Vocal VOZES do Vale (200-2007).  Confira em: http://www.admitaescolademusica.com.br .

Veio para o Rio de Janeiro em 2008. Trabalhei como figurante, fez pesquisas, etc. Nessa época, conheceu a galera do Redemoinho Artístico SESC Tijuca e foi convidado para fazer parte da equipe residente de mediação durante 3 meses.  
Veja em: http://www.projetogeringonça.blogspot.com
Takita estudou teatro na centenária Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna http://www.transgressoredamartins.blogspot.com
http://www.nossasenhoradoteatro.com
onde apresentou a pesquisa sobre o Teatro Negro na Semana da Consciencia Negra na Central do Brasil junto a peça: A Escrava Anastácia - Dirigida por Ricardo de Andrade Vassíelevitch.



Tetsuo estreou na televisão em 2008, fazendo um mafioso chinês, o atirador de facas na abertura da novela Negócio da China de Miguel Falabela (Rede Globo). 
http://www.youtube.com/watch?v=Zlf0eEkefaA&playnext=1&videos=BrZ4hhElRy8
Participaçoes na Minissérie Geral.com (Rede Globo). Participou também do Panico Rede TV, a convite de Fernando Ceylao. Participou de Os Amorais (série e o longa -  de Fernando Ceylao Canal Brasil).
E em 2009 O Doente Imaginário de Mollière, no festival de Teatro do SESC do Engenho de Dentro. (personagem Thomas Diaforius). Concluiu a preparação de elenco por Camilla Amado, para o filme 5x Favela de Cacá Diegues (estréia em 2010). 


Cantou na 1ª temporada:  http://www.coraldecavalheiroscariocas.org , com alguns colegas da Martins Penna e criou o coletivo de artistas InPut com o musical que escreveu e dirigiu: “Os Gatos do
Campo Santana”  - preparadora vocal Monica Lima http://sociart.com.br .
Fez o papel de torcedor mexicano no comercial da copa do mundo FIFA World CUP http://www.youtube.com/watch?v=-ttrfKKXAhQ&playnext=1&videos=v33neNPTHLQ .


Takita Estréia nos cinemas como ator em 2010, no novo filme de Marcos Paulo, Assalto ao Banco Central.
E no filme, Para o Alto de Juliano Pires. Está na peça Dom Joao Tenório -  do espanhol José Zorrilla, adaptado e dirigido pelo jornalista e diertor Marcos Roberto Mazzaro. (a primeira parte), em cartaz dia 19 de agosto às 14h, no evento, Conhecendo a UFRJ, na UFRJ do fundão. Takita também participa com uma galera super legal de, A PALavra da PEriferia www.apalpe.wordpress.com (Petrobrás), coordenado pelo cineasta e escritor Marcus Vinícius Faustini.



Takita acaba de ser convidado por sua grande amiga Cristina Hare para  ser vj da www.tvhare.com.br .
 

A palavra de Takita: 

“_Quero viajar pelo mundo aproveitar o tempo. Renovei meu passaporte. Ele ainda está  praticamente novo. Você tem que meter a cara e ao mesmo tempo, ''dar a cara a tapa''.
As críticas são bem vindas e se não forem  construtivas, eu as ignoro e descarto-as. Mando tudo de volta simbolicamente  ...rs.
Eu posto, entre outras coisas, alguns experimentos como produtor audiovisual no canal do youtube:  

TEDIPASSARO 
http://www.youtube.com/user/tedipassaro .

Adoro desenhar gente pelada, fiz oficina para aprender desenhando modelos vivos e também já posei e também já cruzei com pessoas não muito sérias e inescrupulosas como ''Klifty Puggini.”



Um dos primeiros filmes que fiz como diretor:
http://www.greennationfest.com.br/pt/obra/232/tetsuo/louise-um-sonho .
Um de 1 minuto:
http://www.minutefestival.com/festivaldominuto/index.php?page=videosamp;section=viewampvid_id=17535


No link abaixo, Takita conta como foi sua participação no programa do Jô em 2005 e  como chegou a finalista do caça vj MTV em 2002:
http://www.youtube.com/watch?v=pdC_hlQuR5w

 



Experiências Literárias:

Livro Personagem de Mim Mesmo (2002)
http://tedi.hpg.com.br/livro.htm
De Conchas e de Clarices Coleçao Organizaçao de Telma
Scherer SESC-SC 2008. “O SESC sempre esteve presente, já participei com artes
visuais do projeto Pretexto SC de 2005 a 2007.”



Seu diário virtual
www.tedipassaro.blogspot.com
Tetsuo escreve sobre cinema para o www.itajaionline.com.br

Livro Personagem de Mim Mesmo (2002) http://tedi.hpg.com.br/livro.htm


De Conchas e de Clarices Coleçao Organizaçao de Telma
Scherer SESC-SC 2008.


Reportagem: 
Cristina Hare
Edição:
Alexandre Belluno. 

.